Chat

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

A minha leitura começou no pré
Aprendi a falar com um ano de idade, mas só falava o que ouvia, a ler quando era bem pequenina, tinha meus seis anos. Mas a interpretar o que eu lia, foi um pouco tarde.
Por fazer muito tempo, me lembro vagamente de como eu aprendi a ler, mas ainda me lembro perfeitamente da professora, o nome dela era Kelly.
No começo sempre é estranho você erra algumas palavras, você fica nervosa, seu corpo não para de tremer, suas mãos soam, e você trava em algumas horas.
Depois que aprendi a ler com toda a minha turma do prézinho e por ser uma garota curiosa, costumo ler tudo que vejo pela frente.
Luana Lorena, 3º A
O dia que aprendi a ler
Nossa! Falar sobre a leitura e falar do meu dia-a-dia, eu aprendi a ler com oito anos, na segunda série, me lembro que a professora dava um livro pra ler todos os dias e quando não dava tempo de ler na sala de ala ela deixava levar pra casa.
Lembro-me também que quando chegava em casa nem pegava o livro pra ler, e ficava brincando e no outro dia a professora perguntava se os alunos tinham pegado o livro pra ler, a maioria falava que não e a professora nem ligava, e assim cada vez fui lendo menos e menos.
Com tudo isso hoje falo que não sei ler ou só acho que tenho vergonha por não ter me dedicado na infância.
Alessandra Pereira, 3ºA
Caminhando com livros
Bom a minha primeira aprendizagem foi na escola, pensando assim foi lá que eu adquiri a minha primeira leitura.
Relembro-me na escola lendo livros infantis, aqueles de conto de fadas, lobo mal, etc. Assim foram as primeiras e inesquecíveis aventuras, onde eu era a cinderela, lobo mal e tudo o que lia se passava dentro de mim.
Fui crescendo e aprendendo que “finais felizes” já não existiam mais, e que estava na hora de me aprofundar em livros que me trariam conhecimentos.
Comecei a ler livros de romances e antepassados, fui me aperfeiçoando e percebendo que tudo o que li não me servir de aproveito. Precisei várias vezes do dicionário, aquilo tudo era muito novo pra mim, e foi assim o meu primeiro contato real com o mundo.
Hoje eu vejo que usufrui de vários assuntos e vi que ler não é perca de tempo, e sim uma grande evolução mental e uma melhor percepção dos momentos vividos.
Daniela Vicentin Teodoro, 3ºA
Vivendo e Aprendendo
No ano de 1999 entrei para a pré-escola, eu tinha 6 anos. Lá brincávamos, desenhávamos e também começamos a aprender a ler e escrever. Iniciamos aprendendo cada letra, ela maiúscula, minúscula e primeiramente escrevíamos com letra de forma, pois a de mão era muito complicada.
Conforme ia se passando íamos aprendendo a juntar letras e formar sílabas, aprendendo o som que elas produziam, para assim conseguirmos ler. Para a escrita usávamos caderno de caligrafia, pois só fazíamos desenhos e pinturas, o que normalmente eram riscos e mais riscos, então dá para se imaginar que a nossa letra não era nada bonita.
Com o passar dos anos nossa escrita e nossa leitura foram sendo aprimoradas. Hoje em dia não temos somente que saber a ler, mas também temos que entender o que escrevemos, e é claro o que lemos, o que até hoje depois de 11 anos de estudo ainda é difícil.
Loyanne Gabrielle Mantovani da Costa, 3ºA

Nenhum comentário:

Postar um comentário