Chat

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Eu realmente não sei ler
De umas semanas pra cá, venho buscando respostas, para saber quando foi que eu aprendi a ler. De início achei que fosse em minha infância onde eu repetia tudo o que ouvisse e me toquei que não passava de uma simples relida do que as pessoas me falavam. Fui mais a dentro de minha memória, chegando a escolinha onde eu aprendi a ler figuras, ler textos, ler o que via, naquela época achava que com isso sabia o que era ler, agora vejo que não era bom o bastante para ser uma leitura.
Na verdade eu achava que sabia ler, mas hoje no colegial depois de tudo que o professor ensinou vejo que não sei, pois ler não é somente ler, mas sim reler e entender e até mesmo reescrever.
Portanto acho que ainda sou uma pequena aprendiz que morrerá sem saber o verdadeiro sentido e a compreensão da palavra ler.
Daiane Ramos, 3ºA
]
Nasci gostando da leitura
Minha paixão pela leitura começou antes de aprender a ler. Sempre ficava fascinada ao ver minha mãe lendo aqueles livros. Meu desejo de aprender a ler era imenso.
Ao entra na escola pública perto de casa tive contato com o abecedário. Depois foram linhas e linhas preenchidas com vogais, consoantes e sílabas, até chegar realmente às palavras.
Comecei lendo gibis e livrinhos infantis que tenho guardado até hoje na estante e na memória. Meus pais, assim como as professoras, sempre me davam livros. Eu lia, relia, decorava, e não parava nunca.
Hoje leio livros grossos, enormes. Compro vários e ganho também. É uma maneira de fugir da realidade. Eu viajo, eu morro, eu sinto, eu sou... Tudo o que não poderia ser.
Meline Helen Chagas Gracionali, 3ºA
Dificuldade na leitura
Aprendi a ler com 6 anos de idade no pré –escolar com muitas dificuldades.
A leitura no começo trouxe obstáculos na compreensão do texto, pois tinha dificuldade em como interpretar um texto, palavras desconhecidas, etc.
Hoje já consigo compreender e entender um livro claro que ainda tenho dificuldades, mas com o tempo vou conseguindo vencer.
Com o hábito de ler sonho, crio e imagino entro de cabeça na leitura. Porque se você não imagina ou cria os personagens para que a história fique mais interessante você acaba lendo por obrigação.
Isabela Pereira Ribeiro da Silva, 3ºA
Como eu aprendi a ler
Quando eu era criança eu aprendi a ``ler´´ ,comecei lendo livros e gibis mais ainda não entendia bem o que eu estava lendo .
Quando vim morar em Cornélio eu comecei a estudar no Zulmira sempre gostei de matérias como matemática química física biologia mais o que eu odiava era o tal do português meu que matéria chata não entendia pra que tanta coisa eu achava que era só ler só saber o que tava escrito e pronto.
No 1°ano do colegial veio uma professora que dava livros pra gente ler e poesias dia eu comecei a me interessar por leitura e comecei a aprender mais comecei a entender o que eu estava lendo e a fazer comentários sobre a leitura e não só aceitar o que ela esta dizendo mais ainda tenho muito que aprender.
Raphael T. Lima e Silva, 3ºA

Nenhum comentário:

Postar um comentário