Chat

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Algo que se adquiri
Quando pequena, não conhecia realmente a leitura das palavras, mas em cada brincadeira, cada sorriso ou em um simples canto de um pássaro comecei a “ler o mundo”, uma leitura que não era escrita ou falada, mas de um modo bem infantil, foi naqueles momentos que começou a minha compreensão.
Logo após, com uns sete anos, a professora introduziu o alfabeto, sílabas, palavras e frases. Foi um momento mágico, foi a partir daí que comecei a ser reconhecida como leitora das palavras.
Entrei no ensino fundamental, onde estava ciente que conheceria autores e obras mais complexas e aprenderia realmente obras literárias renomadas.
Nesse momento, eu aqui, já no ensino médio, aprendendo leituras muito objetivas, debatendo com autores e “entrando” em textos, descobrindo que cada vez mais a leitura é importante.
A leitura não se compra ou se troca, é algo que se adquiri com nossos próprios atos e próprios interesses.
Jéssika Naves de Oliveira, 3ºA
Etapas da vida
A minha história de aprendizagem começou logo na pré-escola, onde as professoras passavam exercícios de B-A BA. Logo comecei a ter noção de palavras, quando já conseguia formar palavras completas passei a ler historinhas em livrinhos de contos. Pra mim foi uma novidade maravilhosa porque eu “entrava” nas historias e viajava a cada parágrafo lido.
Com o passar dos anos a leitura ia ficando cada vez mais aprimorada.
Comecei a ler livros sobre conhecimentos gerais e foi ai que passei da simples leitura, para uma etapa mais avançada. Aonde não bastava apenas ler o livro, eu tinha que ler e entender o que o texto significava e o que o autor queria transmitir com aquele texto.
Junto com a leitura estava a interpretação.
Muitos textos e livros que já li consegui também interpretá-lo, mas sempre tem alguns que na primeira lida não consigo entender a ideia do autor e ai então que pego o texto ou o livro e começo a lê-lo novamente ate entender o que o autor quer transmitir.
Pra mim o aprendizado da leitura é você ler um livro e se precisar, ler mais duas ou três vezes ate conseguir entender a ideia do autor.
Francielly Souza, 3ºA
Minha importante aprendizagem de ler
Voltei na minha infância para lembrar como aprendi a ler.
Quando era criança, minhas primeiras leituras eram os pássaros, as brincadeiras as risadas a alegria.
Depois entrei na parte gramatical, em que não é uma parte muito boa para quem não gosta de ler, pois aprendemos as regras gramaticais, concordâncias entre outras.
Hoje consigo consigo ler e entender a mensagem do texto comecei a refletir ainda mais os textos com auxilio do professor Antonio.
Agora que já entendo um pouco mais, sei que não sei nada, quero construir um mundo melhor, graças a minha aprendizagem de ler.
Marcos Estoco, 3ºA
Aprendendo a ler com o tempo
No começo a leitura para mim era simples, pequenos livros, fácil interpretação e leitura.
Fui conhecendo os primeiros passos do ato de ler, lendo outros temas, novas linguagens.
Com a “ajuda” de alguns escritores, lia alguns procedimentos para a boa leitura, podendo assim ler livros mais complexos e refletindo todas suas ideias em uma completa interpretação.
Claro que em alguns casos sempre me enrosco em algumas palavras, principalmente de livros antigos, mas sempre tenho meu dicionário comigo.
Acho que ainda preciso de um pouco mais de aprendizado, interpretar melhor, resumir e fazer fichamentos melhores, escrevendo tudo o que entendi e aperfeiçoando minha maneira de ler.
João Marcos Araujo Lamar, 3ºA

Nenhum comentário:

Postar um comentário