Chat

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Ler Sem Limites
Ao longo dos anos vivi e ainda vivo aprendendo,lendo,aumentando meu conhecimento, mas só agora recordo de como conquistei o que me tornara sempre melhor, ler e interpretar.
Não me refiro somente aos livros que através deles que na pré-escola aprendi a ler e entender o que se lia, mas refiro em ler o mundo, olhar ou lembrar dos primeiros passos na leitura ate nos passos que ainda vou dar.
Quando criança aprendi muito cedo a ler, mas hoje sei que ler somente não é o bastante e que nunca sabe demais para parar,a leitura pra mim começou nos anos da pré-escola e comigo ela esta no colegial assim como um processo sem fim,sem limites.
A leitura não faz a pessoa, mas lhe da o poder de ser melhor. Aline Moraes, 3ºA
Aprender a ler
Quando criança, lemos livros monótonos, de entendimento claro... Muito sem graça. E já adultos, os livros encantam com a riqueza de detalhes, vocabulários e a historia, a principal, muitas vezes tão interessante que, acabamos o livro e nem percebemos.
Aprendemos a ler com o intuito de entender o que ele quer passar. Foram vários livros reforçando a ideia de ser uma pessoa critica para entender a leitura.
Agora, a noção básica do que o autor que passa nas entrelinhas do livro, depois de anos de pratica, é evidente e muito agradável.
Mayara Garcia, 3ºA
Aprendendo a ler
Quando criança nos meus 6 anos de idade, comecei indo para a escola, claro, pois nessa idade é um momento belo, porque belo?
Pois começaremos a aprender a ler e a escrever, pois como sabemos a leitura é muito importante para nós.
Quando comecei a aprender a ler eu achei meio estranho é diferente você começa a achar engraçado porque antes você olhava para as coisas e nem sabia o que significava agora você sabe e entende o que esta escrito às vezes lê até coisas que não deve, mais temos que colocar na nossa cabeça que ler e escrever não é apenas saber o significado das coisas e sim um adjeto para o nosso futuro pois sem isso não seriamos nada, seriamos apenas um analfabeto diante dos outros, pois tudo na vida depende da leitura e da escrita.
Bom isto é grandioso, pois só assim conseguiremos ser alguém no futuro e quem sabe poderemos ajudar outras pessoas ir ao mesmo caminho que nós, pois com a leitura conseguiremos muitas coisas, principalmente ser reconhecido na sociedade.
Juliana Leite do Nascimento, 3ºA
Como eu aprendi a ler
O meu processo de leitura foi desde o primeiro ano do ensino fundamental, onde a professora ensinava a juntar as letrinhas e formar palavras, aí então nós começávamos a fazer pequenas frases e ao decorrer dos anos aprendi as ordens e o meio da linguagem usada. Os professores gostavam de nos levar a biblioteca e nos mostravam alguns livros interessantes, eu sentava perto do professor, porque existiam algumas palavras que eu ainda não conhecia, então ela pedia para eu pegar um dicionário para procurar o significado daquela palavra.
Com o decorrer do tempo fui melhorando meu habito de ler. Já no ensino médio o interesse não diminuiu, mas é que os professores não têm mais aquela preocupação igual nas series anteriores, o ato de ler virou um tabu para mim. Mas mesmo assim eu ainda fazia uma visita, de vez em quando, à biblioteca e com isso eu perdi um pouco o gosto pela leitura.
Hoje eu ainda procuro alguns livros, mas somente quando o professor pede, pois os métodos de pesquisas já avançaram e com isso a biblioteca acaba esquecida e os livros deixados de lado.
Bruno Lamar, 3ºA

Nenhum comentário:

Postar um comentário